Trabalhar na Califórnia: Legal, SubEmpregos e Importados

Tempo de leitura: 5 minutos

Como trabalhar na Califórnia sendo ilegalOlá, pessoal!

Muitas pessoas tem me perguntado sobre como trabalhar na Califórnia, morar nos EUA, se é fácil conseguir trabalho nos EUA tanto para poder arcar com os gastos de um intercâmbio, por exemplo (aproximando-se do chamado Work And Travel, mas sem pagar uma agência para isso) como para quem pretende morar nos EUA e precisa saber sobre o mercado de trabalho fora do Brasil e se há como ganhar dinheiro sem ser uma atividade ilegal. Para ajudar a responder estas questões vou fazer alguns posts aqui no Blog falando sobre trabalho nos EUA e este é um primeiro deles, no qual vou falar sobre como trabalhar com importados com sucesso, trabalho legal e subempregos!

QUEM PODE TRABALHAR NA CALIFÓRNIA LEGALMENTE

visto para trabalhar na CalifórniaEssa pergunta não tem uma resposta muito boa!rs Poucas pessoas podem trabalhar na Califórnia (e na verdade trabalhar nos EUA num geral) legalmente, pois quando se é estrangeiro, é preciso atender a algumas destas exigências:

  1. Ter Greencard ou cidadania americana
  2. Ter Visto de Trabalho Americano

Os dois casos demandam tempo, um pouco de sorte, às vezes dinheiro e conhecimentos! Isso porque todas estas documentações que te certificam como legalizado nos EUA, (isso em qualquer estado, não só na Califórnia), demoram em ser concedidas, há um processo legal para isso e exigem documentos específicos, como que já se tenha um emprego em uma empresa americana que comprove que precisa de você como profissional e que não encontrou um americano com as mesmas qualificações para que seja concedido um visto de trabalho para você. Uma forma de conseguir este tipo de visto, mesmo que seja por um temporário, mas que já te ajuda a ter sua experiência nos EUA e decidir se é isso que você realmente deseja, é participar de um programa de work and travel, feito por agências de intercâmbio.

Enquanto para conseguir o greencard as exigências são outras, como ter um vínculo matrimonial que possa comprovado com um americano ou alguém que já tenha a cidadania americana, ou requerer um após um relevante investimento no país, podendo ser em imóveis ou empresas, desde que seja acima de 500 mil dólares (pouco mais de R$1,5 milhão). Porém, o investimento não garante que o Greecard seja concedido, o que há é a possibilidade!

Possuir um Greencard ou Visto de Trabalho nos EUA te possibilita ter o seu Social Security, que é como o CPF brasileiro, e com ele a vida se torna muito mais simples, pois você passa a construir crédito no país e obter maiores facilidades.

O QUE SÃO SUBEMPREGOS

como trabalhar na Califórnia com SubempregosSubempregos são trabalhos com menos status e menor exigência de qualificação profissional, como pedreiro, ajudante, mestre de obras, garçom, operadores de caixa, motorista, valet parking, babá, diarista, entre outros. Estes empregos e cargos geralmente são ocupados por estrangeiros que optam por morar nos EUA e normalmente não se exige muitas documentações do funcionário, pois se sabe que a maioria deles está ilegal no país. O que a maioria pode te exigir é certo nível de inglês ou alguns, dependendo do cargo, que você tenha carteira de motorista, (como para ser motorista ou babá).

A vantagem é que ao conseguir um trabalho nos EUA, mesmo que um subemprego,  você consegue juntar dinheiro no mês e começara vida por lá ou pagar, se não tudo, boa parte dos seus gastos mensais com Intercâmbio, por exemplo, entrando no ritmo do work anda travel, com a segunda vantagem de não ter pago uma agência para isso, mas com a desvantagem de não ter o visto de trabalho americano. Outro ponto negativo é que a atividade é ilegal e se for pego você pode responder à corte por isso ou mesmo ser deportado.

Entretanto a grande maioria dos brasileiros vão para lá ilegais e conseguem seus primeiros trabalhos como subempregos e aos poucos vão melhorando a condição de vida até que conseguem se legalizar de alguma maneira. Claro que sempre há pessoas que são deportadas, mas a maioria faz a vida por lá e não quer voltar!rs

COMO TRABALHAR NOS EUA SEM SER UM EMPREGO ILEGAL

como ganhar dineheiro com importados e trabalhar na californiaPor fim, a terceira forma de fazer uma renda nos EUA, que tanto pode ser uma renda extra além do seu salário em um subemprego, como você pode se dedicar integralmente e fazer dela a sua atividade principal é a venda de importados! Aliás, esta é uma forma de juntar dinheiro ainda no Brasil, para pagar sua viagem e se manter lá no começo, e depois continuar com a mesma atividade, ao chegar na Califórnia.

Como funciona? Eu explico: você precisará aprender como importar produtos dos EUA que tenham a ver com o seu público (que pode ser família, amigos, colegas de trabalho, de Facebook, faculdade, enfim) da forma mais econômico possível evitando tributação da polícia federal sem cometer atos ilegais, depois basta revender para o seu público aqui no Brasil. A margem de lucro chega a ser de 5X o valor pago do produto, mesmo com o dólar alto.

Depois, quando já estiver nos EUA, você poderá continuar atendendo seus clientes do Brasil, porém, ao invés de entregar em mãos, você enviará o produto para a casa da pessoa, direto dos EUA! Não é fantástico?

É como trabalhar em casa, tanto aqui no Brasil, como na California, mas ainda assim tendo seu trabalho em casa, garantindo sua renda, mantendo seus clientes e ainda se divertindo ao sair para fazer compras de moda, perfumaria, maquiagem, calçados, enfim, vai depender do que o seu público gosta!rs

Como eu sei que este tipo de trabalho gera muitas dúvidas, eu gravei um vídeo que eu conto como eu fiz este trabalho de venda de importados quando fiz o meu intercâmbio barato na California e você conhecer a minha experiência e saber como aprender a importar de forma segura e barata NESTE LINK.

E então, o que achou?
Aguardo seu comentário!

See ya!

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

17 Comentários

  1. Adriano Tretene

    Olá
    Sou novo por aqui,e como sempre a novidade é…que eu to cheio de perguntas…kkk mas gostaria de dizer que gostei muito do post e parabéns pelo seu trabalho acompanho também no youtube.

    Ps:Se souberem de alguma pagina no facebook referente a pessoas que moram lá por gentileza responder.

    Responder
  2. Rafael

    Ola, tenho muita vontade de fazer um intercambio mais longo na California, por causa dos ingles, cultura e experiencias e trabalho.

    Porem tenho uma duvida porque meu ingles é fraco, entendo muito pouco. A pergunta é, empresas contratam dessa maneira ou é preciso ter um nivel minimo de ingles?

    Responder

    1. Olá, Rafael!
      Ou você vai fazer um intercâmbio de trabalho e neste caso é exigido nível intermediário de inglês, ou fará um intercâmbio de estudo de inglês.
      No segundo caso trabalhar é proibido e aí ficam apenas as opções de subempregos, correndo risco de ser pego e deportado, por infringir as leis dos EUA. Contudo, sabemos que MUITAS pessoas trabalham ilegalmente lá.
      Para os subempregos, alguns até contratam com pouco conhecimento de inglês, mas normalmente é preciso conseguir se comunicar com o seu futuro empregador, caso contrário dificulta até a procura de emprego..rs…
      Dependendo da sua facilidade e dedicação ao idioma, talvez no começo do intercâmbio seja interessante apenas estudar e se dedicar para ter um upgrade rápido no idioma e depois pensar em trabalho!

      See ya! :)

      Responder

  3. GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇOES SOBRE COMO POSSO FAZER PARA COMEÇAR UMA VIDA NOVA NA CALIFORTIVER PELA NIA. SE FOR POSSIVEL. SOU REPRESENTANTE COMERCIAL,MAIS DISPOSTO A ENCARAR O QUE TIVER PELA FRENTE. FALO INGLES,NAO FLUENTEMENTE MAIS PRATICANDO DA PARA SE VIRAR. AGUARDO UMA RESPOSTA ATENCIOSAMENTE. MARCELO NERY

    Responder

    1. Olá, Marcelo!
      Começar uma vida na Califórnia tem muitas variáveis e você precisará fazer um planejamento contando com plano financeiro, de trabalho ( vai tentar trabalho legal desde o Brasil, trabalho ilegal, intercâmbio de trabalho, intercâmbio social, etc), moradia, se vai sozinho ou com família, etc.
      isso vai influencia em quando você vai, para qual cidade você vai, tipo de vistos e documentações que você vai precisar fazer, quanto terá que ter de dinheiro para começar a vida lá (em especial se não tiver emprego legal por lá, pois nem sempre é fácil conseguir), qual será a infraestrutura necessária (como escolas para filhos, por exemplo), etc.
      Eu tenho um vídeo no Youtube onde falo sobre dicas para mudar para os EUA e você conferir NESTE LINK.
      Mas não há uma receita de bolo para que tudo dê certo, é muito caso a caso, dependendo do que cada um espera e do que você e quem vai com você, precisa para começar a vida em outro lugar, independente de ser Califórnia ou ouro estado dos EUA.

      See ya!

      Responder
  4. Victoria

    Eu terminei meus estudos e queria ir Morar na Califórnia tentar algo novo fazer algum tipo de curso aí me formar em algo aí e ingressar no meu trabalho aí oque preciso para fazer isso tenho que fazer a faculdade aqui e me cadastrar aí para poder ser chamada e ter o visto de trabalho queria algo mais explica rs Obrigada

    Responder

    1. Olá, Victoria! Não, não é tão simples…rs… Para ter visto de trabalho americano é chatinho e exige muito do profissional. NESTE OUTRO POST eu explico mais sobre visto de trabalho, acho bacana você dar uma olhada.! 😉
      See ya

      Responder

  5. Boa tarde!

    Gostei bastante dos seus posts.
    Gostaria se o meu planejamento tem fundamento ou é muito dificil de ser atingido?

    Tenho 22 anos, estou me formando em Eng Civil, inglês intermediário, experiencia em empresa própria e empresa privada. Sou conhecedor dos softwares mais usados na engenharia, que seria de uso em qualquer país. E tenho experiência em obra de campo. E digamos assim, sou “cara de pau” pra procurar emprego.

    Minha intenção no Brasil é fazer 2 anos de curso intensivo de inglês, conversação.

    Após isso, ir pra CA fazer 6 meses de curso intensivo/integral de inglês, para fluência no idioma e preparação para o TEOFL. Depois, tentar aprovação em curso específico (CERTIFICADO OU ESPECIALIZAÇÃO) de engenharia em universidade com duração de 1 ano. Caso aprovado, vi em outros sites que existe a opção de OPT, OCT, e essas opções possibilitavam o visto de trabalho (meio período), vinculado ao visto F-1. Sabe me dizer se esta informação procede? E se este planejamento seria adequado?
    Existem agencias no Brasil que tratam de Work and Travel para os EUA? Seria algo válido de acordo com as minhas pretensões?

    Desde já muito obrigado.

    Abraços,
    Gustavo

    Responder

    1. Olá, Gustavo!
      Não conheço nada de engenharia, mas enfim…rs
      1. Work&Travel tratam de trabalho básico para a pessoa ter alguma experiência lá e sem estudar. São trabalhos como garçom no Outback…rs
      2. Normalmente esses trabalhos vinculados ao F1 são de estágio, às vezes dentro da universidade e não podem passar de 20 horas, se não me engano.Sobre o planejamento, meu foco não é estudo profissionalizante e sim aprimoramento do inglês. Então não posso te dizer muito, mas aparentemente daria certo, só não sei se coma rapidez que você espera…rs

      See ya

      Responder
  6. leandro vidal da silva

    Ola meu sonho conhecer os estados unidos e trabalhar ai!

    Responder
  7. Dan Rocha

    Boa noite!

    Eu estou escrevendo apenas para parabenizar o conteúdo do seu blog, parabéns.

    Responder
  8. JOAO VICTOR CERQUEIRA MACEDO

    Sou atleta de jiu-jítsu queria ir para Califórnia para poder trabalhar e evoluir na arte isso é um sonho muito grande gostaria de ajuda se possível
    Grato desde já

    Responder

    1. João, há um visto específico para atletas. Mas como você quer mudar de forma legal, o ideal é buscar orientação com um advogado de imigração, ok?
      See ya

      Responder
  9. Andrea Armani

    Ola! Meu marido fala inglês afluente, recebeu hoje uma proposta de trabalho para São Francisco ( trabalhar como segurança de uma loja de gemas) que e de um amigo brasileiro que ira abrir filial em SF. A dúvida e, um salario de 4 mil da pra sobreviver ai? Eu como esposa, vou poder trabalhar? Nossas filhas ( 2 e 7 anos) terão escola garantidas? Enfim, são muuuitas dívidas. Obrigada!

    Responder

    1. Olá, Andrea! O ideal é você conversar com um advogado de imigração para avaliar o seu caso e dar todas as respostas. mas o que eu sei é que:
      1. Você terá visto de acompanhante, não de trabalho. A não ser que encontre um emprego que banque seu visto de trabalho.
      2. Suas filhas poderão estudar sim
      3. 4 mil ao mês? Depende sempre do estilo de vida de vocês, mas é possível.

      See ya! :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>