O que é o Thanksgiving?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá, pessoal!
Hoje, quarta quinta-feira do mês de novembro, é Thanksgiving!

Dia de Ação de Graças, de agradecer por tudo de bom que o ano nos proporcionou, de confraternizar com a família e amigos, dia jantar farto e tradicional, oração na mesa, harmonia, alegria.

Para os Americanos hoje é o dia mais sagrado do ano, o principal feriado deles, mais importante inclusive do que o Natal! O feriado é comemorado em outras partes do mundo, mas os países com maior tradição são os Estados Unidos e o Canadá, que comemora a data na segunda segunda-feira do mês do outubro, um pouco antes do que os EUA.

Nos Estados Unidos a data passou a ser comemorada pelos religiosos que agradeciam à Deus pelas  fartas colheitas que tinham no final do Outono. Depois a data foi aderida pelos políticos  e ao longos dos séculos a data foi sendo alterada de dia até que o presidente Franklin D. Roosevelt a fixou como quarta quinta-feira de Novembro, em 1941, 320 anos depois do início da tradição, quando entrou na legislação e foi declarado como feriado nacional, pois até então a comemoração é dada pelos estados que aderiam à data.

Neste dia a ceia é tradicional é o peru é o protagonista da mesa, tanto que há quem chame o dia de “Turkey Day”, ou seja, “Dia do Peru”. Além disso, muito purê de batata, molho vermelho, batata doce, milho doce e vários tipos de abóbora, visto que a colheita do legume acabara de acontecer, e foi a protagonista da última festa, o Halloween. Mas no geral, os alimentos são nativos da América, ou introduzidos por lá na época da Colonização e participam do Dia de Ação de Graças, como forma de manifestar o agradecimento pelo que a Natureza os ofereceu naquele ano.

Além dos agradecimentos pessoas e das colheitas, há fatos históricos da história americana que justifica o dia, como as primeiras expedições e a Proclamação da República da América, em 1789. No eixo religioso, quase todas elas criaram seus cultos religiosos para celebrar o Dia de Ação de Graças. 

Em várias cidades há desfiles tradicionais comemorativos ao dia, mas na California não há o ritual. Um exemplo muito forte destes desfiles é o de New York, realizado pelas Lojas de Departamento Macy’s, na ilha de Manhattan e transmitido pela NBC TV, o evento é conhecido como Parade Macy Thanksgiving Day. O espetáculo é um show a parte, com vários carros alegóricos que contam a história da data, acompanhados de cenas de espetáculos da Broadway, além de bandas musicais das High Schools da cidade, celebridades que se engajam na festa e personagens animados que divertem a criançada. O final do desfile é em frente a Loja Macy’s em Herald Square, com um Papai Noel flutuante, que simbolizam então o início da temporada de Natal para as famílias e para o comércio.
Bonito, não?

E nós? Bem, tradicionalmente não comemoramos a data, mas vale lembrar dela, colocar no calendário e reservar o dia para agradecer o que conquistamos no ano que acaba, não acha?

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>