Venice Beach

Tempo de leitura: menos de 1 minuto


Venice Beach é o sonho dos skatistas de todo o mundo. O bairro praiano de Los Angeles que ganhou fama na década de 1960 pela invento do esporte e da concentração de adeptos às aventuras que a pista e o shape sobre 4 rodinhas proporcionam, tem mias história do que pode o skate contar!

A praia que tem um dos por do sol mais lindos da California, localizada à westside de Los Angeles, de 14 milhas de extensão  já foi particular, no início do século XX, sendo propriedade de Abbot Kinney, um dos grandes milionários do tabaco da época. Ele e um sócio construíram por ali uma cidade turística em uma parte deste território, que  logo anexada à Santa Monica e é onde temos hoje o Pier de Sana Monica.

Pouco tempo depois, na outra parte do terreno praiano, foi inaugurada a Veneza da América, conhecida como Venice Beach, em 1905. Neste espaço construíram vários canais navegáveis, como meio de locomoção pelo local. O local foi crescendo, bem como sua população, anexando terras ao redor, como o Ocean Park e logo já tinha 10 mil moradores e atraia até 150 mil turistas, aos fins de semana.

Venice era governada pelo seu fundador, Kinney, e não pertencia nem à Los Angeles e menos à Santa Monica, tratava-se de um espaço independente. Mas quando o governador faleceu, em 1920, as coisas começaram a desandar e, em 1925, Venice foi anexada à Los Angeles, sendo hoje um dos bairros da big city. Neste momento, Venice deixou de ser um bairro navegável para se tornar um lugar transitável, com a pavimentação das duas até 1929.

Neste mesmo ano, Los Angeles descobriu que Venice era “a galinha dos ovos de outro”da cidade. Foi encontrado óleo no subsolo da cidade e em 1931 já tinham 450 poços de petróleo obstruindo os canais restantes da praia. Esta riqueza beneficiou a comunidade de Venice até 1970, quando a praia também já era conhecida pela fama com o skate. A novidade do petróleo e a necessidade de mão de obra para trabalhar na extração do bem natural atraiu muitos latinos, europeus sobreviventes do Holocausto e africanos, contando hoje com 64% de brancos, 22% de latinos, 6% de africanos americanos e 4% de asiáticos.

Além disso, a inauguração do Pacific Ocean Park, pela CBS, em 1958, gerou muita alegria aos moradores e turistas de Venice e Santa Monica. O parque contava com montanhas russas, carrosel, efeitos projetados por Hollywood, sobrevoos, excursão pelo mundo dos piratas, passeio de carros, de gôndolas, safári e uma área divertida de passeio infantil pela floresta. Mas em 1967 o parque foi fechado, pois não conseguia manter concorrência com a South California Disneyland, da visinha Anahein, Knotts Berry Farm, Marineland e outros. Após a falêrncia, alguns incêndios criminosos foram efetuados no parque e ele foi demolido em 1974.

Atualmente, Venice é considerada o bairro do skate e das culturas alternativas, sendo marcada pelas feiras de artesanato e arte, as danças da praia, jogos de voleibol, basquete (que já revelou grandes nomes e treinamentos da NBA) e o píer, que foi todo reformulado e reestruturado em meio de 2006, após uma sequencia de acidentes causados por efeitos naturais, como El Niño.

No geral e embora tenha um trânsito bastante carregado, Venice é um local tranquilo para se ver o por do sol, a qualquer estação do ano, com um clima hippie e praiano, cercado por arte e história, que proporciona compras únicas e sem comparativo em toda Los Angeles. Se for à LA, passar uma tarde por Venice é indispensável, pois é uma forma de conhecer o outro lado de Los Angeles, que não o Glamour dos cinemas.

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

2 Comentários

  1. Fabiola

    Venice é realmente um local encantador! Diferente de tudo o que a gente imagina de LA! Adorei andar pelas ruas, ver artesanato local e de outros países, pessoas exóticas…. entre tantas outras coisas… Sem falar do por do sol que é exuberante!!!!!!!!!! Venice respira e inspira arte!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>