Passaporte Brasileiro

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá, pessoal!
 
Hoje vamos falar de passaporte brasileiro! Como sei que muitas pessoas tem dúvidas sobre o processo para tirar e para renovar passaporte, vou tentar aqui passar dicas de como proceder, ok?

Bom, o primeiro para requerer o seu passaporte, entre no site da Polícia Federal Brasileira, e clique no botão “Requerer Passaporte”. É importante lembrar que não há diferença entre fazer o primeiro e a renovação de passaporte, (pois sim, o novo passaporte brasileiro, assim como o antigo, tem data de valida que expira em 5 anos), o processo e documentação exigida são os mesmos.
 
Veja abaixo os documentos para tirar passaporte:
 
1.0 – Documento de Identidade, para maiores de 12 anos:
1.2 – ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
1.3 – A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
1.4 – A criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade.
1.5 – O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expedição e/ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.
 
2.0 – Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral
 
3.0 – Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório.
 
4.0 – Certificado de Naturalização, para os Naturalizados
 
5.0 – Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
5.1 – O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.
 
6.0 – Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro
 
7.0 – CPF
7.1 – do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado;
7.2 – de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos.
 
Bem, após providenciar toda a documentação, clique em “Emissão de Passaporte” e preencha os formulários. Veja que ao final, o site lhe pede para escolher sua cidade e depois o posto da Polícia Federal no qual você irá fazer o requerimento, escolha o mais próximo para você, mas veja sempre as opções de data e horário para a entrevista junto à Polícia Federal. Às vezes, é melhor escolher um que seja um pouco mais longe, porém mais rápido.
 
Ao final de todo o preenchimento o site lhe fornecerá um boleto para ser pago o valor de R$ 188,40. Tal boleto é conhecido como GRU (Guia de Recolhimento da União) e pode ser pago em qualquer agência bancária.
 
Você tem até a data marcada para a entrevista na polícia federal para pagar a GRU. No dia da entrevista leve toda a documentação original solicitada e a GRU devidamente paga. Lá a atendente irá confirmar alguns dados, tirar uma foto digital sua, recolher a GRU e marcar o dia que você deverá comparecer no mesmo posto para retirar seu passaporte. Esta espera, no meu caso, levou uma semana, mas como a procura está grande, esta etapa tem demorado até 40 dias, em algumas regiões do país.
 
Pronto, é simples assim! O seu passaporte tem validade de 5 anos e para renovar você terá que fazer todo este processo e apresentar o passaporte com validade expirada, caso contrário o valor a ser pago será o dobro, ou seja, R$ 376.80
 
Lembro ainda que A POLÍCIA FEDERAL NÃO NEGA PASSAPORTE PARA NINGUÉM. É apenas um documento que todo cidadão tem direito a ter, por isso, não precisa ficar nervosa (o) por isso, ok? O que corre risco de negação é o visto. 
 
Mas deles falamos no próximo post! 😉
 
E aí, ficou com dúvidas?
Comente aqui e eu respondo, ok?

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

2 Comentários


  1. Boa dica “Lembro ainda que A POLÍCIA FEDERAL NÃO NEGA PASSAPORTE PARA NINGUÉM. É apenas um documento que todo cidadão tem direito a ter, por isso, não precisa ficar nervosa (o) por isso, ok? O que corre risco de negação é o visto.”

    Responder

    1. hehehe…
      É comum acharem que podem ter passaporte negado, pela confusão com o visto.
      Mas é importante entender:
      1. PASSAPORTE É DOCUMENTO: não pode negar documento para um cidadão!
      2. VISTO É PERMISSÃO: o país pode negar a permissão de entrada e/ou permanência do cidadão estrangeiro em seu território, pois não é documento e sim permissão! 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>