O que fazer se o seu passaporte for roubado ou perdido já com o visto?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá, pessoal!

o-que-fazer-quando-com-passaporte-roubado-para-recuperar-o-visto-americanoEstes dias recebi um email com uma dúvida que achei que merecia um post! O que fazer se o seu passaporte for roubado ou perdido já com o visto?

Bem, primeiro é sabido que já se tem uma bela dor de cabeça para refazer tudo, mas aqui eu vou te contar o passo a passo para isso!

1º: Vá à delegacia mais próximo do caso ocorrido e faça um boletim de ocorrência, apresentando outros documentos legais, de preferência.

2º Com o Boletim feito você deve preencher o formulário “Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem”, disponível neste link.

3º:  Recomece o seu pedido de passaporte junto á Polícia Federal, a começar pelo processo no site deles! Você deve refazer todo o processo e, quando for apresentar os documentos, deve levar o Boletim de Ocorrência com você. Fazer o B.O. não te ajuda a agilizar o processo, mas vai ajudar você a economizar, pois a falta da apresentação do passaporte antigo quando vamos fazer o nome implica em uma multa do valor do passaporte, ou seja, você paga em dobro.

4º: Com o passaporte em mãos, é hora de remarcar o seu visto. Sim, isso mesmo, tudo de novo: você terá que solicitar um novo visto, preencher os formulários  e pagar tudo novamente. No site da embaixada diz assim:

Infelizmente vistos para os Estados Unidos perdidos, roubados ou danificados não podem ser substituídos. Você terá que solicitar um novo visto em um Consulado ou Embaixada dos EUA. Por favor siga as instruções sobre como solicitar um visto para os EUA. No caso de roubo ou perda, além da documentação necessária, leve uma cópia do boletim de ocorrência policial para a entrevista e do formulário de Passaporte Perdido ou Roubado disponível pela Embaixada ou Consulado onde irá solicitar o visto.

É, pessoal, o caminho é este! Infelizmente o processo deve acontecer todo de novo e você terá que arcar com as consequências financeiras também.

Bem, é isso. Dúvidas?

 

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

56 Comentários

  1. Camila

    Uma dúvida. Minha mae ja teve o visto, mas ela nunca foi pra os EUA pq ele foi roubado e outra pessoa o utilizou fazendo “montagem”. Na época minha mae nao fez BO nem nada. Mas agora quer “tentar o visto” de novo, mas estamos sem saber o que fazer, uma vez que ela nao tem nenhum BO que comprove que ela nunca esteve nos EUA ou foi roubada. O que fazer? PS.: Ela tem um xerox do passaporte com visto antigo.

    Responder

    1. Oi, Camila! Tudo bem?
      Nossa, que situação complicada! Não ter feito o BO foi erro grave, nunca passei por nada disso. mas oq ue eu faria no seu lugar seria ir até uma delegacia e explicar a situação. É melhor entender primeiro com a polícia, pois se não tiver o passaporte antigo, vai pagar o dobro para fazer um novo. E para fazer o visto, a possibilidade de ser negado é alta, devido a essa confusão.
      Te aconselho a procurar a polícia e tentar resolver isso o mais breve possível.
      See ya!

      Responder
  2. Rejane

    Boa noite! Estou com uma dúvida é vontade de chorar… Fiz uma viagem com meu filho ano retrasado e ele possuía o visto americano com vencimento em 2020. Passado um tempo após retorno da viagem precisei do passaporte dele e não achei por nada, constatei que havia perdido. Fiz todo procedimento para retirada de passaporte novo…BO, retirei o passaporte dele porém o visto ainda não. Hoje…arrumando as coisas em casa , achei o passaporte antigo com o visto!!!! Choro né? ! O que posso fazer? O visto vale por 5 anos ainda…Obrigada!

    Responder

    1. Olá, Rejane!
      Se o visto está válido, ele pode andar com os dois passaportes, um pela validade do passaporte em si e o outro pelo visto, sem problemas!
      Não é preciso refazer o visto, fique tranquila!rs
      See ya

      Responder
  3. Perla V

    Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre o meu visto, pois em minha última viagem de duas semanas aos Estados Unidos no último mês de agosto a caminho ao aeroporto eu perdi o meu passaporte em Chicago e tive que voltar ao Brasil usando a “Permissão para Voltar ao Brasil” que obtive no Consulado do Brasil. Felizmente um dia após esse incidente alguém entrou em contato comigo dizendo que tinha achado a minha bolsa com meus documentos e passaporte. Após alguns dias de negociações a pessoa que achou o passaporte enviou para o meu endereço no Brasil que já se encontra comigo em perfeitas condições. Porém a minha dúvida é que como sai dos Estados Unidos sem apresentar o passaporte, gostaria de saber se isso poderá implicar em algum problema na entrada no país novamente no futuro, seja daqui 1 ano ou mais. Por exemplo, o fato de eu ter deixado o país sem passaporte poderá constar que permaneci ilegal/fora do status até eu tentar entrar novamente nos EUA em uma viagem daqui a dois anos?
    Desde já agradeço!

    Responder

    1. Olá, Perla! Tudo bem?
      Poxa, não posso te afirmar algo, pois nunca passei por isso. Mas, em tese, eles te deixaram sair, eles tem lá documentado a sua saída.
      Acho importante que você entre em contato com o consulado americano para tirar essa dúvida, ou mesmo com a embaixada, ok?
      Desculpe por não poder ajudar mais.
      See ya!

      Responder
  4. Bianca

    Olá, o meu passaporte foi extraviado, providenciei o BO e já retirei o novo passaporte, o mesmo já estava vencido mas continha o visto para os EUA com validade até 2021. Estou fazendo o procedimento para a aplicação de novo visto, mas estou com uma dúvida, há um campo onde eu preciso preencher a data de emissão do visto anterior, mas eu não tenho essa informação pois não tirei cópia do passaporte e visto, e se eu não preencher essa informação, não consigo dar continuidade ao preenchimento do formulário, coloquei uma data aproximada mas estou com receio de ter problemas por causa disso, mesmo tendo explicado detalhadamente a situação. O que devo fazer? Muito obrigada pela atenção.

    Responder

    1. Oi, Bianca! Poxa, complicado tudo isso. Mas não tem muito o que fazer, além de levar o BO para comprovar o que você relata na documentação. Eles também não podem te obrigar a ter as datas decoradas. Mas veja se não tem nenhuma documentação guardada deste visto, algum email recebido de aviso que o passaporte estava sendo enviado, coisas do tipo podem te ajudar a encontrar essa data.
      Boa sorte!!
      See ya,
      Fê Rabaglio

      Responder
  5. Juliana

    Bom dia, meu marido perdeu o passaporte que tinha o visto. Ele tem um passaporte atualizado porem sem visto. Na hora de preencher o formulário perguntam se já teve visto e ele responde que sim, depois pedem a data de emissão do visto. Mas ele nao sabe porque nao tem o visto. O que fazemos?

    Responder

    1. Oi, Juliana!
      Provavelmente ele recebeu um email quando o visto anterior ficou pronto, avisando que o passaporte estava sendo enviado por sedex.
      Veja se encontra esse email, ele pode ajudar a saber a data.
      Caso contrário, tente colocar uma data aproximada e justifique o motivo da data incorreta, de preferência com o BO que comprove.
      Outra opção é ligar diretamente no CASV ou na Embaixada/Consulado e tentar ver se eles podem fornecer esse dado, como uma cópia do formulário do visto no passaporte perdido, (não sei se é possível, nunca tentei, mas é uma ideia!rs)

      See ya

      Responder
  6. Agnaldo Souza

    Oi, muito obrigado pelas dicas.
    Eu tenho uma situacao mais complicada ainda : estou em viagem pela Europa e tive “meus” passaportes roubados em Amsterdan. “Meus° pq vim para cá num voo promocional que fazia uma escala nos EUA. Tudo aconteceu no sabado a noite – e a embaixada só funciona de segunda.
    Eu até acredito que se eu fosse voltar direto para o Brasil – um novo passaporte na embaixada resolveria (vou descobrir isso amanha) – mas e a parte americana? Vale a pena uma ida á embaixada Americana? Abracos.

    Responder

    1. OI, Agnaldo!
      Não sei se entendi bem, mas acho que você precisa de um visto para voltar ao Brasil, por conta de uma escala nos EUA, é isso?
      Se for, sim, é preciso emitir esse visto de trânsito novamente. Entre em contato com a embaixada para isso, ok?

      See ya

      Responder

  7. Perdi tbem meu passaporte com visto americano e tenho uma viajem marcada pra Las vegas. Estive nos EUA e fiquei apenas 10 dias. Será q terei alguma dificuldade pra tirar novo visto?

    Responder

      1. Obrigado pela atenção,penso que eles tem todos os meus dados no sistema e pelo bom senso , não deveriam negar ,mais nunca se sabe né….Fui aos EUA,fiquei apenas 10 dias e cumpri todas a questões levais de entrada e saída, tirei meu visto em 2015 com validade até 2025,espero não dificuldades na próxima semana pra te-lô novamente, oq vc me diz??? por favor. Obrigado

        Responder

        1. Olá! Sim, provavelmente não terá dificuldades e é provável que faça só a 1ª entrevista, pois é quase que uma renovação de visto, ainda que o seu não tenha vencido.. MAS… Não dá pra confiar de fato, então leve todos os documentos necessários e boa sorte!
          See ya

          Responder
  8. Alberto

    Ola, tenho uma duvida. Enquanto estava viajando no exterior, perdi meu passaporte e fiz um boletim de ocorrencia, porem, dois dias depois encontrei ele. Como nao contatei a embaxada ou consulado brasileiro no pais, meu passaporte ainda é valido?

    Grato, Alberto

    Responder

    1. Olá, Alberto!
      Poxa, para ser sincera eu não tenho certeza. Eu acho que sim, porém é preciso voltar à delegacia e avisar que o encontrou, para evitar problemas ao utilizá-lo, entende?
      See ya! :)

      Responder
  9. laise

    Só uma dúvida,
    Com o B.O em mãos (meu passaporte foi roubado) não preciso pagar a multa por não ter o passaporte anterior?

    Responder
  10. André Dantas

    Gente, estou com uma dúvida complicada.

    Tinha um passaporte que venceu com um visto que venceu e o perdi.

    Agora estou solicitando um novo visto e um novo passaporte. Eles me pediram o número do visto, mas eu não o tenho. Tenho que levar algum documento na hora de preencher o visto?

    Obrigado.

    Responder

    1. Olá, André!
      Poxa, sim você tem um problema grande!rs
      Você pode tentar levar um BO por perda, mas não é garantido que vai funcionar… =/
      See ya

      Responder
  11. Felipe Campanella

    Uma duvida, meu passaporte foi furtado no exterior, mas precisamente em Miami, nesse caso como fica a questão do B.O. para não pagar multa?

    Responder

    1. Olá, Felipe!
      Bom, se o furto foi em Miami, você precisa ter registrado um BO lá. Você fez isso? Se fez, é preciso apresentá-lo no consulado brasileiro para refazer um passaporte de emergência e assim poder retornar ao Brasil.

      See ya

      Responder
      1. Felipe Campanella

        Eu ja voltei e preciso tirar outro passaporte agora, mas como fazer para não pagar multa?

        Responder

        1. Nossa! E como voltou sem ter um passaporte?
          Você só não paga multa se tem um BO do local onde aconteceu o furto ou roubo. Caso contrário, vai pagar o valor em dobro, não tem outra forma.

          See ya

          Responder
          1. Felipe Campanella

            Obrigado, eu voltei com a autorização de retorno.

  12. KIRK DOUGLAS

    Meu primeiro passaporte eu perdi quando tinha uns 19 anos. Hoje tenho 50. – Na época não registrei B.O. – Agora solicitei um novo passaporte. Será que pagarei dupla taxa depois de tantos anos?

    Responder
  13. LUCAS BARRETO GUSMÃO

    Olá.
    Perdi meu passaporte, fiz o B.O., porém depois de un tempo o encontrei, já vencido. Renovei o passaporte e meu visto de turista ainda está válido no passaporte antigo (que foi encontrado).
    Estou na dúvida se o visto ainda é válido se apresentado junto ao novo passaporte pelo fato de eu ter registrado a perda do antigo.
    Pode ne ajudar?

    Responder

    1. Oi, Lucas! Isso não me aconteceu ainda, então não precisei pesquisar. Mas acho que o ideal é ligar no CASV e perguntar lá, que é parte do consulado americano no Brasil, eles podem te orientar com mais propriedade, ok?

      See ya! :)

      Responder
  14. Eduardo Fernandes

    Boa noite, minha casa foi roubada e levaram alguns documentos, e um deles foi o passaporte com visto americano fiz o BO, e tirei outro passaporte mas fui preencher o documento para tirar o visto de novo mas pede a data da emissão do visto antigo e não lembro, alguém sabe me informar aonde consigo está data ou não precisa colocar data nenhuma na solicitação do visto?
    Obrigado

    Responder

    1. Oi, Eduardo!
      Hum, é importante colocar sim. Veja se não tem nenhum email enviado pelo consulado com a data, por exemplo. Ou então coloque algo aproximado, ok?

      See ya! :)

      Responder
  15. Jean Mauricio

    Olá, bom dia!

    Recentemente minha mulher e eu tivemos os nossos vistos aprovados pelo Consulado dos EUA em São Paulo. Escolhemos receber em casa nossos passaportes, porém os mesmos forma extraviados pelo Correio.
    Você saberia me informar como devemos proceder? É necessário passar por todo o processo de retirada do passaporte e do visto (Ida ao CASV, Entrevista no Consulado, etc.)?

    Gostaria de saber pois tenho viagem marcada e preciso adiantar isso o mais rápido possível.

    Desde já, obrigado pelo retorno.

    Responder

    1. Olá, Jean! EU entraria em contato com o Correio para identificar se eles extraviaram, mas sabem onde está ou não. Dependendo da resposta deles, entraria em contato com o CASV para pedir uma solução, afinal, se eles se responsabilizaram por enviar, imagina-se que eles tem que dar conta do seu documento também, afinal perder passaporte é MUITO SÉRIO e, em tese, isso é enviado por SEDEX< então se tem um código de rastreamento do documento. Se nada der certo, refazer a documentação e dar queixa na polícia. See ya! :)

      Responder
      1. Anônimo

        Isso aconteceu conosco agora, essa semana o passaporte do meu marido foi extraviado pelo correio, falaram que o carro dos correios foi roubado. O CASV entrou em contato e pediu pra fazer um B.O e tirar um
        Novo passaporte na PF e enviar pra eles que vão dar um
        Novo visto sem nenhum custo adicional, e ainda vão reembolsar o custo com a PF. Espero que dê tudo certo. Depois venho aqui no fórum contar !

        Responder
    2. Marcela

      Gostaria de saber como terminou sua história Jean pois o mesmo aconteceu com meu marido esss semana!

      Responder
  16. Yasmim

    Oi! Semana passada (20/01) dois caras quebraram a janela do meu carro em Valparaíso, Chile, e levaram todas as malas e mochilas. Inclusive 5 passaportes com visto americano. O registro de roubo de passaporte do consulado geral dos EUA/SP pede “Número do novo passaporte” e “local e data da emissão do novo visto”, mas cheguei no Brasil ontem! Detalhe, o consulado diz que deve se fazer o registro assim que o passaporte for roubado! Ou seja, sem tempo de fazer um passaporte com visto novo! O que eu devo fazer?

    Responder
  17. Camilla

    Boa tarde,

    Eu tenho uma dúvida: Meu namorado perdeu o passaporte que estava com o visto, mas o passaporte, em si, estava fora da validade (ele tem o passaporte válido, mas perdeu o antigo com o visto). Na hora de solicitar a emissão de outro visto, eles pedem o número do visto antigo, mas, como ele perdeu, não há como saber. O que fazer? É necessário registrar ocorrência mesmo o passaporte estando vencido?

    Responder

    1. Olá, Camila! Sim, é importante fazer boletim de ocorrência e para ter certeza de como proceder o ideal é ligar num CASV para saber como agir neste caso.
      See ya!

      Responder
  18. Flavia

    olá,
    eu perdi meu passaporte em um Navio no Brasil, e falaram que não encontraram,fiz B.O, o pedido de um novo passaporte mas só para 07/2017 , tbm preenchi a declaração de passaporte com visto furtado ou extraviado.
    Hoje me ligaram informando que meu passaporte foi encontrado em Hamburgo, será que ainda consigo usar esse passaporte com o visto americano?

    Responder

    1. Oi, Flávia! O ideal é ligar num CASV para ter uma resposta mais certa, mas é provável que sim. O passaporte foi cancelado, mas é provável que o visto não tenha sido.
      See ya

      Responder

    2. Oi, Flávia! Só deus sabe…rsrs
      É preciso resgatar esse passaporte viajante que foi para Hamburgo e levá-lo até a polícia federal para saber como fica a situação.
      Mas em todo caso, é provável que ele esteja cancelado, porque você fez BO e já pediu um novo…

      See ya

      Responder
  19. Mariana Duarte

    Estou com uma situação de minha esposa na mudança pra aqui pra casa perdeu o passaporte com visto U.S válido aí deu entrada em outro na PF… após alguns dias ela achou como faz com a situação do visto? pq oq ela achou não esta furado te agradeço muitoooo.

    Responder
    1. Mariana Duarte

      Esqueci de informar que o passaporte que ela achou continua válido.

      Responder

    2. Olá! Bom, se ela já tem um passaporte novo, esse foi automaticamente cancelado.
      mas o visto que consta nele pode estar válido ainda, uma coisa é independente da outra.
      See ya

      Responder
  20. Dri

    Boa noite!! Meu ex marido queimou meu passaporte, e meu visto era válido até 2021, e constava uma viagem q fizemos p Miami. Fiz um boletim de ocorrência como furto. Quero solicitar outro, mas perdi td c a separação, n tenho renda fixa pois sou autônoma. Acha q posso ter o visto negado?

    Responder

    1. Olá! Bom, se você tiver documentos que prove que você trabalhos, clientes etc, é mais fácil aprovar.
      Além disso você tem histórico positivo: já teve visto, entrou e saiu do país sem problemas, enfim…
      Há chances de conseguir aprovação, mas é importante se cercar de provas que mostre que tem vínculos com o brasil, dinheiro pra viajar e motivos pra voltar! :)

      Responder
  21. Giovanna

    Ola! Tive o visto americano concedido em julho 2015, em agosto fui para o eua e retornei em janeiro 2016 ficando 5 meses lá … porém, quando estava nos eua eu perdi minha carteira com meu visto dentro. Fiz outro passaporte no consulado brasileiro e voltei … logo que cheguei marquei para tirar outro visto no consulado americano e levei o report mas o visto foi negado … após um ano tentei de novo e negaram novamente … o que pode ter acontecido? Eu não conseguirei mais? :/

    Responder

    1. Oi, Giovanna! Tudo bem?
      Bom, tem muitas variáveis que eu desconheço, mas avalise, se:

      • Mudou sua situação financeira de lá pra cá
      • Seus vínculos com o Brasil mudaram?
      • Você chegou a trabalhar durante o período que ficou nos EUA?
      • Você deixou alguma pendência no país?
      • Você teve algum problema judicial nos EUA?
      • Será que suas respostas ao formulário e na entrevista estão influenciado?

      Enfim, pense se alguma dessas possibilidades pode te ajudar a entender os motivos, ok? :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>