Gostosuras ou Travessuras? – Hoje é Halloween

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

É assim que começa a festa de hoje e se estende até sexta-feira, 02 de novembro!

Ao contrário do que acontece no Brasil, para os americanos o Halloween é o início da festa dos mortos. Sim, festa! Do lado de cima do mundo o Dia dos Mortos é dia de música, comes e bebes, fantasias e alegria, onde lembrar de pessoas queridas e vão até os cemitérios visitar e festejar junto com elas!
Já se imaginou em uma balada no cemitério? Pode até o leitor dizer-me ser algo gótico! Mas não, é uma questão cultural!

Para eles, o Halloween é o início das festas de fim de ano, que lá são divididas em três momentos:
Halloween e Dia dos Mortos, Thanksgiving e Black Friday e, por fim, Natal e Ano Novo!

Claro que, como tudo na vida, há dois pontos de vista:

Festas, comemorações e cultura:

O Halloween tem origem celta e foi levado para os Estados Unidos pelos europeus ocidentais pagãos. A festa tem o intuito de lembrar as histórias de bruxas de forma bem humorada, brincadeiras e a tradição de esculpir abóboras, que iniciou na primeira metade do século XIX, e é associado à época da colheita do legume, o outono.

Assim como no Brasil enfeitamos as casas e jardins no Natal, eles o fazem também, mas no Halloween a decoração é tão importante quanto no Natal. As casas são enfeitadas com luzes, abóboras com várias caras e bocas pouco amigáveis, vampiros, fantasmas, doces, teias de aranhas, bruxas, vassouras de palha, espantalhos e tudo o que se pode imaginar! 

Veja no vídeo abaixo um casal, apaixonado pelo Walt Disney World, como decoraram seu jardim para a Festa de Halloween, toda temática com motivos Disney:



As crianças saem às ruas com seus saquinhos e batem nas casas com a famosa pergunta “Gostosuras ou travessuras?” E então os adultos presenteiam os pequenos com doces e guloseimas. Caso não entrem na brincadeira estarão arriscados a sofrer alguma travessura durante a semana.

As festas não acontecem em casas noturnas, mas sim em casas e principalmente nos cemitérios. Por mais estranho que isso possa parecer, é assim que acontece! Grandes festas são organizadas dentro dos cemitérios, entre os túmulos, com muita música, comidas, bebidas, luzes e alegria! Para eles é como se homenageassem os mortos e a não se acanhe em dançar, brincar, dar gargalhadas e até mesmo paquerar alguém. Para eles nada disso é falta de educação ou respeito, entendem que naquele dia vale tudo.

Lembro-me da festa que fui, no Cemitério Santa Monica. Realmente estranhei MUITO, achei forte a cena, mas a experiência foi incrível, pois quebra preconceitos e tabus. Realmente imaginei ser algo gótico, fúnebre, tive medo de bagunça e até de assaltos, afinal, é Dia Das Bruxas e elas estão a solta, né?rs Mas não, é uma festa bonita, apesar das circunstâncias…

A festa se estende até o Dia dos Mortos e depois a vida volta ao normal, esperando o fim do mês de Novembro, para celebrarem o Thanksgiving e o Black Friday!

Marketing e o comércio no Halloween

Como não somos bobos, sabemos que toda grande festa tem um fundo comercial, né? Pois bem! Nos Estados Unidos isso é ainda mais forte e o Halloween não foge à regra! Da tradição da festa da bruxas originou-se o símbolo das abóboras que o marketing fez cresceu e lançar abóboras de todos os tamanhos e esculturas diferentes, presentes não só nos jardins das casas, mas na ambientação das lojas e parques de diversões.

Na Disneyland, o parque todo é ambientado para a recepção dos visitantes que escolhem a Disney para celebrar o Halloween e vão se divertir na noite dos horrores, recepcionados por um Mickey vampiro, Pateta caveira e várias versões dos personagens clássicos. No vídeo abaixo, veja como são feitas estas decorações:

Além disso, o comércio ganha um forte movimento, é o esquenta das vendas de fim de ano e sim, vendem muito, pois todo mundo comemora e a se motiva pela alegria, comentários, tradição e publicidade. E vai além, o lado comercial da festa motiva a literatura e não é de hoje que falamos de Drácula, Frankenstein e mesmo os mais recentes Harry Potter e a Saga Crepúsculo, que lança seu último filme próximo ao Halloween, acreditem, não por acaso! 😉

A motivação que a indústria da música e do Cinema geram envolve o comércio, pois gera impulso na sociedade do mundo todo e isso não é de hoje. Ou acha que o Thriller, de Michael Jackson, foi lançado em novembro na maioria do mundo à toa?

Mas não, não veja isso como algo ruim. O comércio faz gerar a economia e é assim que deve ser. As lojas devem sim proporcionar uma experiência diferente nas épocas especiais de cada cultura e curtir isso tudo é realmente divertido. É estranho, mas nós aqui no Brasil realmente não sabemos o que é o Halloween e estar lá é viver a festa é um choque cultural muito grande, mas uma experiência única! Acho mesmo que todos deveriam passar um mês de novembro nos Estados Unidos, conhecer o Halloween e o Thanksgiving, pois são festas de motivos opostos, mas com conceitos interessantes e nos enriquecem culturalmente.

E, bom, se tiver leitores que topem a experiência de uma viagem para California, para conhecer o Halloween Americano em 2013, comente aqui, ok? 
VAMOS JUNTOS?

Aguardo vocês!
Beijos!

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>