Thriller 30 anos!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Hoje, 30 de novembro, fazem trinta anos que Michael Jackson lançou o álbum mais célebre da indústria fonográfica mundial!

O álbum de 9 faixas, sendo 7 lançadas em singles e estouradas nas paradas mais importantes do mundo, foi produzido, reproduzido e lançado contra a vontade do artista que, imaginem, não achava que o álbum era bom o suficiente para ir para o mercado. Logo ele deve ter visto que, se não como ele planejou, o álbum era pelo menos o máximo!

Thriller rendeu o título de “álbum mais vendido do mundo”, concedido pelo Guinness Records e mais 8 prêmios Grammy em 1984, que incluem as honras de álbum do ano, gravação do ano por Beat It, melhor perfomance vocal masculina e de R&B com a faixa título e Billie Jean, respectivamente e melhor videoclipe longo, com Thriller.

Mas os frutos de Thriller não param por aí, o clipe, um curta metragem com quase 20 minutos, contou com toda a participação de Michael na criação e produção e conta mais do que um clipe musical, o roteiro conta com um romance, cenários específicos e todos urbanos, filmados entre Los Angeles e Glendale, no Sul da California, e revolucionou o modo de se pensar, criar e produzir vídeos clipes. 

A partir deste momento a indústria audiovisual entendeu que um clipe musical é mais do que um artista cantando, mas merece um roteiro a parte, cenografia, coreografias, mas uma história que contextualize o vídeo. No início da década de 1980, com o lançamento de Thriller, um novo mercado se abriu no cinema e canais de TV como MTV passaram a ter um sentido.

Até hoje, 3 anos e meio após a morte do astro pop, o álbum ainda é considerado o estado da arte para a indústria fonográfica, e o clipe ainda é lembrado como obra prima máxima dos videoclipes. Longa vida à Thriller!

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>