6 Perguntas Sobre Onde fazer Intercâmbio

Tempo de leitura: 5 minutos

Escolher o destino do Intercâmbio não é tarefa fácil e vai influenciar em toda a experiência da viagem e no seu aprendizado do idioma também! Por isso é importante pensar muito bem antes de escolher onde fazer intercâmbio, avaliando não só a cidade, como a cultura. Documentações e toda a parte burocrática, valores e o que você espera desse intercâmbio, pois cada lugar vai te reservar uma gama de atividades, oportunidades e surpresa. E então você já sabe onde fazer intercâmbio? Neste post tenho 6 perguntas para você refletir antes de escolher seu destino, vamos a elas?

ONDE FAZER INTERCÂMBIO

  1. ONDE FAZER INTERCÂMBIOQUAL IDIOMA VOCÊ QUER APRENDER?

A primeira pergunta parece boba, mas acredite: ela é fundamental para você refletir antes de escolher onde fazer intercâmbio. Isso porque há muitos países que falam o inglês, por exemplo, mas cada um puxa um sotaque diferente e aprender um inglês britânico é bem diferente do inglês americano ou canadense, além do que, cada país reserva sua cultura como bagagem que muda bem sua experiência.

  1. QUAIS PAÍSES FALAM O IDIOMA COMO 1ª LÍNGUA?

Outro dado importante a considerar para decidir onde fazer intercâmbio é descobrir se o idioma que você quer aprender é a língua oficial do país ou não, pois isso influencia muito na imersão que você vai ter no idioma, que pode não ser tão profunda caso a língua que você busca aprender não seja a principal do seu destino. Quer um exemplo? Quem nunca viu um pacote de Intercâmbio em Malta com ótimos valores, na Internet? Pois bem, embora seja um destino carregado de cultura e beleza, Malta não tem o inglês como primeira língua e isso gera certa frustração em alguns intercambistas e já recebi várias queixas sobre isso.

Por isso faça uma lista de quais países tem o idioma do seu interesse como língua principal, estude cada cultura e avalie as vantagens de cada um para então escolher onde fazer intercâmbio.

  1. QUAIS DESSES PAÍSES MELHOR SE ENCAIXAM NO SEU ORÇAMENTO?

Lista feita? É hora de avaliar o custo de vida e do seu intercâmbio em cada um daqueles que você mais se identificou. Para isso faça uma breve pesquisa sobre custo de escola, acomodação, passagens aéreas, passeios que te interessam, transporte e alimentação. Assim você consegue ter uma estimativa do seu orçamento e ver quais países se encaixam melhor no seu bolso e ter um argumento a mais na sua decisão de onde fazer intercâmbio.

  1. QUAL CIDADE DO SEU DESTINO É A SUA CARA?

cidades ONDE FAZER INTERCÂMBIOPaís escolhido? É hora de avaliar qual cidade te interessa, seja por clima, escola de preferência, turismo ou custo de vida que mais te agrada! Nesse momento é importante também analisar quais cidades são estratégicas para você fazer viagens nos feriados e finais de semana, para conhecer a região. Por exemplo: Na Califórnia eu considero Los Angeles a cidade amis estratégica para um intercâmbio, pois é o meio do caminho para visitar San Francisco, San Diego e Las Vegas, que são as 3 outras maiores cidades da região e que nos atrai muito por turismo, diversão e oportunidades.

Avalie distancias, atrações, oportunidades e custo benefício de cada lugar que te chamar a atenção e faça o desempate pelo fato que mais for relevante para você, no meio de tudo isso!

  1. QUAIS SEUS OBJETIVOS NO DESTINO, ALÉM DO IDIOMA?

A quinta questão é sobre seus objetivos na viagem! O que mais te interessa nessa viagem de intercâmbio, além do idioma? No meu Intercâmbio eu tinha 2 objetivos, além de aprender inglês: eu queria um destino barato o suficiente para caber no meu bolso e nesse sentido só a Califórnia me atendia, pois é o único lugar que eu tinha ensino gratuito de qualidade sem precisar passar por processo seletivo de bolsas.

E o segundo motivo era uma pesquisa sobre construção de marca (para quem não sabe eu sou designer gráfico e especialista em Marketing em redes sociais, daí meu interesse em marketing de marcas) e na época eu estudava a marca Michael Jackson que toda sua origem e construção feita na Califórnia.

Então, na realidade de pouca grana e no momento da minha pesquisa, a Califórnia tinha mais 2 atrativos, além do idioma para mim. E é importante você pensar em quais atrativos você tem para o destino além de um idioma, o que mais você por aproveitar, quais oportunidades tem para seu currículo, área profissional, uma pesquisa, lugares e pessoas para conhecer, enfim, busque essas oportunidades para aproveitar mais sua viagem, o dinheiro investido e enriquecer sua experiência no destino escolhido.

  1. QUAL NÍVEL DE DOMÍNIO DO IDIOMA VOCÊ QUE ALCANÇAR?

Por fim, é hora de decidir quanto tempo você vai ficar no destino! Essa decisão deve ser tomada baseada no nível de inglês que deseja alcançar (e quanto mais tempo ficamos, mais aprendemos e refinamos o conhecimento) e no orçamento disponível para seu Intercâmbio.

Escolher onde fazer Intercâmbio é a decisão mais importante da sua experiência e é preciso pensar e analisar muitos fatores para que a decisão seja acertada, em especial no primeiro intercâmbio, quando as expetativas são maiores. Responda para você essas 6 questões e quando decidir onde fazer intercâmbio, comente abaixo sua decisão e os motivos (se puder), vai ser bacana conhecer sua decisão!

Intercâmbio Barato na Califórnia - Quanto Gastei no Meu IntercâmbioAh, e se você quiser conhecer mais sobre o meu intercâmbio CLIQUE AQUI para ter acesso ao vídeo #1 de uma série de 4 vídeos onde eu conto sobre meu intercâmbio, quanto gastei e como descobri que eu podia estudar de graça em Los Angeles!

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>