Dicas de Intercâmbio com Casa de Família

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá, pessoal! Hoje o nosso assunto é Intercâmbio com Casa de Família na California! Você tem medo de não se dar bem com a família que te receber no Intercâmbio? E se eles não gostarem de você ou você deles? Sabe o que fazer nestes casos? Intercâmbio com Casa de FamíliaDevido ao meu post sobre Como fazer um intercâmbio mais barato na California, contando como eu fiz o meu intercâmbio em escola gratuita, recebo centenas de dúvidas e perguntas sobre todos os assuntos que envolvem o intercâmbio e uma delas é sobre a acomodação! Embora eu tenha feito o meu próprio planejamento a fim de economizar o máximo possível e então não usei agências de intercâmbio, a minha opção foi fazer um Intercâmbio com Casa de Família e a casa que fiquei recebia muitos alunos de escolas regulares de intercâmbio, como a Kaplan. Então posso dizer como é morar em uma casa de família e como funciona caso as coisas não andem bem por lá!

Eu morava em Los Angeles, em uma casa rosa linda!rs A host mom, como as agências gostam de dizer (ou seja, a dona da casa, que seria a mãe da sua host família, ou família acolhedora) era uma senhora de seus quase 60 anos, que morava sozinha e recebi estudantes de todo o mundo nos outros 4 quartos que sobrava da casa. Ela era um amor de pessoa, muito engraçada e sempre que podia nos ajudava. Eu não tive problemas com ela. Moramos 3 meses juntas e foi divertido. Eu escolhi fechar com elas apenas a moradia e pagava mensalmente, incluindo o meu quarto, acesso à toda a casa, wifi, laundry (a lavanderia) e poder cozinhar por lá. Posso dizer que foi uma ótima escolha, não tenho do que reclamar  faria de novo um Intercâmbio com Casa de Família. Mas não fechei para ela cozinhar para mim por 3 motivos:

  • Primeiro eu podia não gostar da comida dela. E depois descobri que não ia gostar mesmo, pois ela fazia muita carne de porco e eu sou alérgica.
  • Segundo se eu resolvesse comer fora, estaria pagando pela refeição 2 vezes e isso não seria nada positivo.
  • E terceiro, outra estudante já tinha me dito que ela até fechava pacotes com os estudantes da Kaplan com meia pensão (ou seja, café da manhã e jantar), mas que ela deixava claro que não gostava de ter que cozinhar para eles. Então eu preferi não começar com problemas e ainda garantir o meu paladar!rs

PROBLEMAS COM O INTERCÂMBIO COM CASA DE FAMÍLIA

Como é uma a casa de Intercâmbio com Casa de FamíliaEmbora a minha experiência de Intercâmbio com Casa de Família tenha sido tranquila, eu presenciei alguns problemas na casa, inclusive com outro brasileiro. Na verdade a casa era dividida em duas, então eu fica na parte de baixo, que era mais tranquila e na parte de cima os estudantes Kaplan. Sei que teve inclusive desentendimentos por lá e um dos estudantes foi expulso da casa! Sim, isso pode acontecer por alguns motivos e sua host Family não gostar de você e alegar algum tipo de conflito, como:

  • Brigas e desentendimentos com os demais moradores
  • Desobediência às regras da casa
  • Conflito, discussão ou desrespeito com sua host Family
  • Se sua host family identificar que você não segue o ritmo da casa, e isso inclui arrumação do seu quarto, higiene, limite de barulho, horários da casa, etc.

Há a possibilidade de eles chamarem sua atenção ou de conversarem com a coordenação da escola para que eles conversem contigo. Mas caso isso não funcione ou eles realmente não queiram mais você por lá, podem pedir a escola retirar você da casa. No caso deste “convite de mudança”, ou você permanece na casa até que a escola encontre outra família para você ou eles te alojam em algum apartamento estudantil que são como aqueles alojamentos de universidade que vemos nos filmes, até te direcionar para a nova casa que tenha contrato com a sua escola para receber estudantes de Intercâmbio com Casa de Família.

COMO MUDAR DE CASA EM INTERCÂMBIO COM CASA DE FAMÍLIA

Problemas com Intercâmbio com Casa de FamíliaNeste caso você deve fazer o mesmo processo que a família faria: converse com seu coordenador e explique o motivo do pedido de mudança de casa. Mas é importante que você tenha motivos reais, que mostrem um desconforto de fato em continuar na casa, ou algo que você tenha visto de errado, como alguém mexendo em suas coisas, com você, invasão de privacidade, desrespeito, há casos em que a família regula comida e, embora esteja pago, o estudante passa fome, falta de limpeza na casa, enfim, algo que seja realmente difícil para você  e que esteja atrapalhando a sua experiência no Intercâmbio com Casa de Família.

Nesta conversa o coordenador deve te orientar da melhor forma possível e decidir se irá conversar com a sua host family ou te mudar de família. Mas num geral costuma ser tranquilo, tanto sua estada na casa como se precisar mudar. Claro, a necessidade de mudar é um caso extremo e gera um certo stress, mas que deve acabar assim que você mudar de casa, inclusive porque não é permitido que a família antiga entre e contato com você após a mudança, exatamente para evitar conflitos. E como seu foco em um Intercâmbio com Casa de Família é a experiência com o inglês e curtir a Califórnia, o ideal é superar isso e focar em conhecer pessoas novas, uma família nova, estudar muito, conhecer tudo o que puder na sua região, além de viagens menores, se for possível e curtir esta experiência incrível!

Intercâmbio Barato na Califórnia - Quanto Gastei no Meu IntercâmbioE, se o seu objetivo é ter Intercâmbio em Casa de Família mais barato do que o oferecido pelas agências tradicionais e quer saber como economizar em intercâmbio na Califórnia, eu te convido a assistir a minha série de 4 vídeos onde conto detalhes da minha experiência gastando menos de US$4000 para 3 meses em Los Angeles incluindo TUDO!

Para ver o vídeo #1 CLIQUE AQUI e depois deixe seu email no botão vermelho abaixo do vídeo para receber os próximos! Nos 3 primeiros vídeos conto a minha história e dicas para economizar no seu intercâmbio! E no vídeo #4 eu apresento o meu “Passo a Passo“: um material exclusivo para quem de fato que planejar um intercâmbio eficiente e econômico de forma inteligente. Nele eu dou orientações desde vistos, até escolas, matrícula, como conseguir acomodação, passagens, alimentação, enfim, é MUITO completo e você poderá ver mais no vídeo #4!

Então, se você também quer realizar o seu intercâmbio de forma econômica, CLIQUE AQUI e assista a série! Dúvidas? Comente abaixo!

See ya!

 

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

10 Comentários


    1. OI, Renato!
      Tudo bem?
      Bom, essa resposta você vai ter no capítulo do livro que você adquiriu na sexta, ok? 😉
      Qualquer dúvida, me mande email ou inbox lá pagina do Facebook?
      See ya

      Responder
  1. Julli

    Oi quero ir para LA também sem agência, onde posso comprar seu livro!?

    Um abraço, obrigada.

    Responder

    1. Oi, Julli!
      Se você diz sobre ir para passar uma temporada por lá sem agência de intercâmbio, recomendo sim que você compre, pois nele você terá muitas dicas e caminhos de como planejar a sua viagem e mesmo de como se virar em Los Angeles.
      mas se você estiver pensando em ir como Turista talvez as dicas que estão lá sobrem, pois o foco é para quem vai morar.
      Me conta mais sobre o que você planeja, para eu te indicar melhor, ok?
      See ya!

      Responder
  2. claudia

    ola fe !!
    tudo bem?
    tenho duvida sobre o comprovante de residencia para a escola fairfax, de como conseguiu e enquanto tempo e visto ?
    obrigada!

    Responder

    1. Olá, Claudia! Tudo e você?
      Bom, comprovante é o mais fácil de tudo. Qualquer papel/correspondência que chega na casa que você mora lá é um comprovante…Telegrama? Compra Online? Conta de telefone? O tempo depende mais de você, do que vai escolher para ter e de quando você vai atrás para consegui-lo, além do tempo que vai demorar para conseguir sua acomodação.
      “E visto?” ?Não entendi… =(
      See ya!

      Responder
  3. Bruna

    Ola!! Fe, vc poderia divulgar o contato da homestay que ficou? Por suas experiências… Eu gostaria de ficar lá tbm! Obrigada! Bjos.

    Responder

    1. Oi, bruna! Se pudesse indicar a casa estaria com superlotação de tantos pedidos que recebo…rs
      Mas fato é que a casa não recebe mais estudantes… Contei detalhes neste vídeo AQUI!
      Mas no “Passo a Passo: Intercâmbio na Califórnia 2.0″ eu falo sobre regiões principais da Califórnia, tipos de acomodação possíveis e ainda como encontrar sua acomodação com bons preços e segurança. Conheça o Passo a Passo NESTE VÍDEO de apresentação! 😉
      See ya

      Responder
  4. Gustavo

    Ola Fe!
    Sabe dizer se é possível escolher a familia por exemplo por área de trabalho?
    Pois eu estou planejando passar um tempo na Califa com objetivos muito bem definidos (até o momento).
    E por isso queria escolher uma familia que trabalhasse direta ou indiretamente com Engenharia.
    Acredito que me dando bem com a familia e criando um laço, as oportunidades de emprego conciliado ao curso universitário ficariam mais acessíveis.
    Você concorda? O que acha?

    Obrigado,
    Abs

    Responder

    1. Olá, Gustavo! Concordaria se essa família tivesse um alto cargo, com poder de decisão numa empresa da área para de repente tentar “encaixar” você em uma oportunidade. Porém, normalente pessoas com cargos altos não precisam fazer renda extra, portanto não ofercem sua casa para estudantes…rs…
      Não é impossível, mas é mais difícil…

      See ya!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>