TOEFL: Como Fazer A Sua Certificação de Fluência no Inglês

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá, pessoal! Hoje o nosso assunto é uma das certificações de proficiência no Inglês, o TOEFL! Tenho recebido várias pessoas perguntando sobre como estudar em universidades americanas, se dá estudar de graça e se precisa ser fluente e como avaliar a fluência do inglês. Por isso esse post é para falar dessa avaliação, realizada por uma certificação internacional, o Toefl. Mas como fazer o Toefl.? Tem  curso para certificação Toefl.? Vamos entender?

O QUE É O TOEFL?

O que Toefl é uma certificação criada pela empresa ETS em 1964 e significa Test of English as a Foreign Language. Esse exame nada mais é do que uma priva dividida em 4 partes que testa os seus conhecimentos do inglês certificando o quão proficiente você é no idioma, ou seja, quanto os nativos conseguem te entender, desenvolvendo uma boa interação entre você e um nativo do idioma e que ajuda muito para quem quer se aventurar nos estados Unidos, Reino Unido e até Austrália!

A prova criada pela empresa de pesquisas em educação ETS ficou tão famosa no mundo todo que já certificou mais de 20 milhões de pessoas e é aceita e é super requisitado por empresas e instituições de ensino que requerem um certificado de proficiência de seus candidatos, seja para trabalho ou para estudo. Aliás, atualmente cerca de 6.000 instituições de ensino espalhadas por 180 países aceitam o Toefl como certificação.

COMO É O EXAME TOEFL?

A prova do Toefl é dividida em 4 partes que juntas fazem a avaliação completa do candidato à certificação Toefl, somando as notas de cada parte que deve resultar em um máximo de 120 pontos, sendo 30 ponto para cada etapa da prova. Conheça as partes:

ENTENDIMENTO DE ÁUDIO NO TOEFL  (60 a 90 minutos de prova):

Assim como toda escola apresenta exercícios de “listening”, no Toefl também temos esse tipo de atividade para avaliação do quanto seu ouvido está acostumado não só com o idioma, mas com o tempo verbal do nativo, com os sotaques etc.

COMPREENSÃO DE TEXTO DO TOEFL (60 à 100 minutos de prova):

Não basta falar com o que chamamos de “inglês de rua”, que aprendemos no dia a dia, com músicas e lá, “do nosso jeito”. É importante saber ler e ler bem, entender contexto histórico, interpretar textos mais complexos, literatura, poesia etc. E a prova compreende esse tipo de exercícios para avaliar a sua compreensão.

CONVERSAÇÃO NO TOEFL (20 minutos de prova):

Nesta etapa você terá a avaliação da sua desenvoltura, compreensão verbal, construção de raciocínio e frases em inglês e tempo de entendimento e respostas. Será um “bate papo” com o avaliador, em inglês claro, para que ele possa observar o quão a vontade você está com o idioma e seu conhecimento em gramática também.

PROVA ESCRITA DO TOEFL (50 minutos de prova):

E claro, a tradicional prova escrita também estará presente para avaliar ortografia, gramática, compreensão etc.

COMO FAZER O TOEFL

Existem várias escolas que fazem cursos preparatórios para o Toefl. No Brasil temos a Cultura Inglesa, por exemplo, para quem procura uma forma de se certificar antes de viajar. Mas é possível fazer um intercâmbio com foco no Toefl, com cursos socados no exame. Esses cursos são pagos, não é possível fazê-los em escolas gratuitas de inglês na Califórnia como o intercâmbio de inglês tradicional, mas existem diversas opções de escolas com preços diferentes também, porém não costuma ser muito barato, visto que é um curso mais intenso e com um propósito maior.

Onde fazer o exame ToeflO exame Toefl só pode ser aplicado pela ETC, que é a empresa que desenvolveu a prova tem um custo de cerca de US$215,00 para cada aplicação. O exame é feito ONLINE e você pode fazer a prova de certificação no Brasil mesmo, há diversas cidades que oferecem, tanto as grandes capitais como cidades do interior. Você pode saber mais sobre eles no site da ETC CLICANDO AQUI.

Gostou do post? Compartilha nas suas redes sociais e deixe seu comentário abaixo!

See ya,

Fê Rabaglio

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>