7 perguntas sobre Intercâmbio na Califórnia

Tempo de leitura: 4 minutos

Intercâmbio na CalifórniaFazer intercâmbio é o sonho de muitas pessoas e eu sei que grande parte de quem encontra o Blog Vou Pra California estão em busca de mais detalhes e informações sobre esta experiência incrível que é o intercâmbio na California.

Para ajudar você nesta busca de informações, vou responder neste post algumas perguntas sobre a minha experiência de Intercâmbio Barato em Los Angeles que recebi e que acho interessante:

O QUE MAIS ME SURPREENDEU EM LOS ANGELES?

A segurança! Quando cheguei era um pouco surreal para mim deixar a bolsa no carrinho do supermercado e rodar o estabelecimento e quando voltar minhas coisas estarem do jeito que deixei, ou se perdesse algo na rua, era só fazer o caminho de volta que encontrava, poder deixar o carro aberto e nada acontecer, andar na rua a qualquer hora do dia e da noite despreocupada… Era tudo muito diferente da minha realidade em São Paulo.

COMO FOI A RECEPÇÃO DOS RESIDENTES?

A recepção em Los Angeles foi surpreendente tanto para o bem, com para o mal. Fui muito bem recebida por brasileiros, americanos e pela maioria das pessoas com quem tive contato. De início todos me ajudaram muito explicando sobre a cidade, compras, lugares a visitar, costumes, regras e leias da cidade, me apresentaram muitas coisas e pessoas e foi fantástico. Mas ainda existe algum preconceito com brasileiros e cheguei a ouvir a frase “não vendemos para brasileiros” mesmo com dinheiro na mão, (sim, dinheiro, não era cartão, por exemplo). Isso foi um pouco difícil me senti diminuída, em especial porque era meu primeiro mês por lá e estava conhecendo tudo ainda. Mas num geral foi ótimo, pois tive poucos pontos difíceis como este.

COM QUAL AGÊNCIA VOCÊ FEZ O SEU INTERCÂMBIO NA CALIFÓRNIA?

Intercâmbio na Califórnia com escola gratuitaNenhuma!rs Eu fiz meu intercâmbio na Califórnia por mim mesma. Busquei uma forma de fazer intercâmbio barato, economizando muito dinheiro, sem pagar escola, e várias outras economias que pude fazer em passos como alimentação, transporte etc. Para saber mais sobre como eu fiz meu intercâmbio com muita economia, te convido a assistir a minha série de 4 vídeos onde conto detalhes da minha experiência nos 3 primeiros vídeos e no vídeo#4 apresento o meu passo a passo para um intercâmbio na California. Para ver o vídeo #1 CLIQUE AQUI.

QUANTO VOCÊ GASTOU PARA FAZER O SEU INTERCÂMBIO NA CALIFÓRNIA?

Intercâmbio na Califórnia pagando muito menosÉ difícil falar sobre preços, pois cada um tem seu tipo de alimentação, costumes de passeios, escolhe um tipo de hospedagem e uma região que varia muito sobre o valor, além da variação do dólar. Mas falando em dólares, eu gastei cerca de US$4000 no meu intercâmbio na Califórnia contando desde alimentação, documentos, passagens, livros, aluguel, enfim, tudo mesmo. Tem um vídeo NESTE LINK onde eu conto detalhadamente sobre os meus custos nessa viagem que eu acho que pode ajudar você a ter uma base da valores.

Enfim, acho que dá para ter alguma noção.

QUAL É A MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA FAZER INTERCÂMBIO?

Para fazer intercâmbio na Califórnia com escola gratuita, como eu fiz, o ideal é começar em Setembro, pois é quando começa o ano letivo americano.

TEM COMIDA BRASILEIRA NA CALIFÓRNIA?

Sim!!! Tem restaurantes brasileiros, incluindo pizzaria rodízio e churrascarias, além de mercado brasileiro, onde dá para comprar nosso típico arroz e feijão e cozinhar em casa. Eu fazia muito isso.

Intercâmbio na Califórnia econômicoREALMENTE NÃO DÁ PARA ANDAR EM LOS ANGELES SEM CARRO?

NÃO! Claro que dá. O transporte público em Los Angeles não é a melhor coisa do mundo, como em New York. mas dá para se locomover bem para Hollywood, Venice, Downtown LA, Santa Monica, Encino, Beverly Hills etc, sem problemas. Aliás, dá até para viajar de ônibus como para Las Vegas e San Francisco, ou ir para Disney de ônibus também.

 

Passo a Passo: Intercâmbio na Califórnia 2.0E, se o seu objetivo é ter intercâmbio mais barato do que o oferecido pelas agências tradicionais e quer saber como economizar em intercâmbio na California, eu te convido a conhecer o meu e-Book Passo a Passo: Intercâmbio na California 2.0! Por lá eu te conto o passo a passo, de forma simples de se entender e executar, sobre como você pode economizar alguns milhares de dólares em escola, acomodação, transportes, alimentação e em todos os passos do seu planejamento, fazendo o intercâmbio caber no bolso e ser do seu jeito! Basta clicar AQUI para conhecer o e-book e ainda ter 3 DICAS GRATUITAS logo de cara!! 😉

E aí, você tem mais dúvidas? Comente abaixo e não deixei de se inscrever no Canal do Youtube, sempre tem videos novos por lá sobre Viagens e Intercâmbio!

See ya!

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

41 Comentários

  1. Paula Melo

    Olá… gostei muito das suas dicas, mas uma coisa me preocupou: “não vendemos para brasileiros”.. sério isso? Vou fazer meu intercâmbio em outubro, vou só e estou um tanto assustada… morro de medo de passar essas situações e não saber como agir!!!

    Responder

    1. Olá, Paula! Tudo bem?
      Que legal, vai por agência ou sozinha para o intercâmbio?
      E sim, é sério! Desde 2012 eu não tenho passado por constrangimentos por lá. De 2008 para cá, desde a crise, os EUA tem se tornado mais humilde e isso é ótimo, pois nos tratam melhor, (o que é bom inclusive para a economia deles).
      Mas o risco existe e é importante você ter consciência de que nem tudo será um mar de rosas, entende? Algum problema você pode passar, seja algo como este preconceito que eu passei, um cartão de créditos que resolve não passar e você ser discriminada, enfim, há várias possibilidades.
      Mas isso não deve te desencorajar sobre seu intercâmbio!! O saldo final é MUITO positivo, pois além dos estudos, você aprender um outro estilo de vida, costumes, culturas, regras de cidadania e voltar para o Brasil com um outro olhar para o seu país, sem contar o quanto uma experiência lá fora é enriquecedor para o currículo! 😉
      See ya!

      Responder
  2. Rafaela

    Olá. Primeiramente parabéns pelo blog. Venho pensado em fazer intercâmbio esse ano, em setembro ou outubro. Mas ando na dúvida de qual cidade me agrada mais. Sou carioca, gostaria de algo mais calor, clima quente, praia. Qual seria o lugar mais parecido com rj ? Santa Monica ? Obrigada, beijinhos

    Responder

    1. Olá, Rafaela!
      Tudo bem?
      Obrigada pelo elogio! :)
      Bem, na verdade um clima como o do Rio você não vai encontrar!rs A California é quente durante o dia, mas à noite pode gelar e MUITO, é cliam de deserto e não tropical, ok?
      Santa Monica, assim como Redondo Beach, Manhattan Beach ou mesmo Malibu ou Long Beach, são sim cidades litorâneas, como o Rio, mas o oceano é o Pacífico: água gelada, mar traiçoeiro, outro ambiente bem diferente do que o que você está acostumada no Rio de Janeiro.
      Além disso, quanto mais próximo ao mar, mais frio costuma ser, normalmente, por conta da friagem do mar. Em média, de LA para Santa Monica, cai uns 5ºC.
      Enfim, como pode notar, as orientações são contrárias das que temos no Brasil com o mar do Atlântico…rs
      Mas isso não significa que morar perto da praia seja ruim na California, apenas diferente do que temos no Brasil e pode valer a experiência! 😉
      Conheço vários cariocas por lá e estão felizes, acho que se adapta!rsrs 😉
      See ya!

      Responder
  3. Thiago

    Olá, gostaria de saber com você, se a matricula nas escolas com curso grátis, são feitas em qualquer período do ano? ou somente em setembro?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    Responder

    1. Oi, Thiago! Tudo bem?
      Então, aí vai da sua sorte…rs… Se ainda houver vagas, eles vão permitindo novas matrículas até que a sala se preencha. Então vai um pouco da sua sorte e do mês que pretende ir, ok?
      See ya!

      Responder
  4. Anna

    Ei, adorei as dicas. Gostaria de saber se posso iniciar esses cursos gratis em qualquer época do ano. Ou apenas quando começa o ano letivo.
    Ahh, você sabe algum site de comunidade brasileira lá que ajude a encontrar acomodação, apartamentos para alugar … ?
    Obrigada

    Responder

    1. Oi, Anna!
      Que bom que gostou!
      Você pode começar a qualquer tempo, desde que seja um mês letivo e que tenha vagas, contudo, começar em maço, por exemplo, é pouco garantido, pois as vagas foram abertas em setembro, entende?
      E não, não tem um site ou uma organização de comunidade brasileira, sorry! 😉
      See ya!

      Responder
  5. Caroline

    Esse curso de inglês gratuito foi em los angeles? Você conheceria outras cidades americanas, como new jersey para fazer esse curso gratuito? Obrigada

    Responder

    1. Olá, Caroline!
      Não sei, meu conhecimento é só sobre California. Tanto que aqui no Blog falo no máximo de turismo em las Vegas, por ser próximo, de restante o foco é apenas Califronia.
      See ya!

      Responder
  6. MAYARA

    Olá. Obrigada pelas dicas.
    Hoje é a segunda vez que leio todo o BLOG e to com uma pergunta que ainda não foi sanada.
    O que você disse na hora da entrevista na imigração, haja vista que não tinha carta de nenhuma escola de intercambio nem reservas em Hotel?

    Responder

    1. Olá, Mayara!
      Bom, o meu visto era de Turista, então disse que queria conhecer a California, Hollywood, a Disney, etc.
      Não falei nada sobre estudo ou escola, e nem poderia.
      Sobre hotel, desta vez não me perguntaram e nem pediram nada. em outras entradas no país chegaram a me pedir, mas desta vez, por sorte ou não, não foi pedido.
      See ya!

      Responder
  7. Pedro

    Oi Mayara, penso em fazer esse intercâmbio, como faço pra entrar em contato com a comunidade brasileira em L.A.? Você trabalhou lá? Como é conseguir emprego indo por conta própria?

    Responder

    1. Olá, Pedro!
      Quando falamos em “comunidade brasileira” não é algo organizado, apenas pessoas que moram lá, são brasileiras e se conhecem, mas não há um site, email, coisas do tipo, ok?
      Sobre emprego, é um pouco de sorte e de suas expertises. Eu trabalhei na minha área (como designer) e como fiz amizades por lá, consegui uns freelas como vallet parking, mas não é garantido que todos vão trabalhar. Conheci pessoas que não conseguiram nada durante 6 meses de intercâmbio. Além de ser algo ilegal, não se esqueça dos ricos disso.

      Para conhecer melhor todo o processo e planejamento para ir por conta, tanto sobre escolas, como documentações, acomodação, alimentação, transporte, cidades e até trabalho, te convido a conhecer o e-book “Passo a Passo: Intercâmbio na California 2.0“, clicando NESTE LINK, ok?
      See ya,
      FeRabaglio

      Responder
  8. sara

    Olá, gostaria de saber se o curso é somente de 4 meses ou há de um mês?
    Obrigado!

    Responder

    1. Olá, Sara!!!
      Tudo bem?
      Não, curso total (d0 básico ao avançado) são 3 anos. Mas você entra no nível que estiver de acordo com o seu conhecimento e não é obrigada a fazê-lo inteiro, eu mesma fiz alguns meses apenas! 😉
      No e-book “Passo a Passo: Intercâmbio na California 2.0″ eu explico todo o processo de matrícula, falo sobre o curso, estrutura da escola, curso complementar (também gratuito), além de muitas outras dicas. Veja mais neste link.

      See ya!
      See ya!

      Responder
  9. Fernanda

    Oi, Fê. Estou comprando seu e-book agora mesmo. Eu cheguei a fazer intercâmbio no final de 2008 para Califa, mas retornei antes do prazo estabelecido exatamente por conta da crise imobiliária. Desde então, não vejo a hora de fazer outro e ficar o máximo de tempo possível naquele lugar maravilhoso. rs.
    Planejo ir em fev ou início de março do ano que vem, e venho me programando para isso. Quando estava lá, fiquei sabendo da oportunidade de cursos gratuitos, inclusive oferecido por alguma bibliotecas (soube que existia em uma em Santa Monica)
    Tenho uma dúvida quanto ao visto, para me matricular não é necessário o visto de estudante??? e para ter o visto de estudante emitido, não é necessário estar matriculado em alguma escola já?
    Como quero ficar o máximo que conseguir, e se conseguir nem retornar ao Brasil, preciso de um visto que me mantenha legal por um prazo grande.
    Obrigada

    Responder

    1. Olá, Fernanda!!! Tudo bem??
      Ah, que legal!!! Vi sua compra realmente, seja bem vinda e espero que ele realmente te ajude tanto quanto tem ajudado tantas outras pessoas!!! 😀
      Então, sobre o visto, você já deve ter visto no e-book…rs… Nâo e preciso visto de estudante e nem a escola emite, (na verdade só escolas pagas e que tenham curso de mais de 20 horas semanais podem emitir documentação para aplicar visto de estudante. Neste caso o melhor é o visto de turista que vai te permitir fazer a matrícula, (eu mesma fui com o de turista) e te dar permanência de 6 meses. Depois deste prazo é preciso ver como fazer, mas há possibilidades de esticar seu tempo por lá.
      See ya!

      Responder
  10. Thata

    Olá Fernanda, Parabéns pelas suas dicas que tem ajudado tanta gente. Deus te retribua em dobro. Poderia me passar o nome de algumas escolas pagas? bjos

    Responder

    1. Oi, Thata!! Tudo bem??
      Obrigada!!! =D
      Bom, pagas tem muitasss e depende de onde você quer estudar. Mas as mais famosas são as escolas da EF e Kaplan, eu acho.
      See ya! 😉

      Responder
  11. Gabriela

    Olá Fernanda,
    Estou fechando meu intercambio para Abril/2016, gostaria de tirar algumas duvidas.
    Estou querendo estudar em berkeley e pretendo ficar um ano.
    Você pode me passa seu email para falarmos melhor.

    Obrigada
    Beijos

    Responder
  12. Anônimo

    Amei seus videos e postagens ! Eles são o incentivo que eu estava precisando ! Muito obrigada por todas as suas dicas !

    Responder
  13. glaucea

    Tenho 38 anos posso fazer intercâmbio?
    Faria curso de ingles e trabalharia!

    Responder

    1. Olá, Glaucea!
      TUdo bem?
      E sim, você pode, para cursar, basta ser maior de idade!!
      Te aconselho a conhecer o meu material ” Passo a Passo : Intercâmbio na California 2.0″! Por lá vou te explicar todos os detalhes sobre Passaporte, Vistos de Turista e estudante, troca de status lá nos EUA, (caso precise), além de detalhes de matrícula, escolas, estrutura, cursos e endereços de escolas para cursos gratuitos, que não necessariamente serão em High School. E fora isso, orientações sobre passagens aéreas, seguros, moradia, transporte, regras de cidadania, trabalho, enfim, tudo o que você vai precisar saber e como planejar esta experiência única.
      Para conhecer o material, CLIQUE AQUI!

      See ya!

      Responder
  14. gabriel schrott

    ola fe:como funciona o sistema de cartao nos EUA?eu tenho que depositar o dinhero na minha conta em dolar?

    Responder

    1. E realmente incentivo a todos que sonham em conhecer e estudar na California, pois mudou a minha vida e sei que muda de muitas outras pessoas, Flávio!rsrs
      See ya!

      Responder

  15. Olá, primeiramente parabéns pelo blog e pela iniciativa de ajudar mais brasileiros nessa empreitada, também sou desses que compartilha as experiências. Você tirou o visto em uma empresa por aqui ? e levou +/- quanto tempo para ficar pronto e ser entregue em sua residência ? Poderia informar algum site ou grupo ( facebook) que compartilhem ou ajudem a procurar residentes na Califórnia ? No caso de alugar carro por lá, gostaria de saber se é somente ir com minha CNH ou preciso fazer algum exame de aptidão para poder dirigir lá ? Se sim, quanto tempo demora em média para ficar pronto ? Estou querendo armar para poder ir na temporada de Setembro como você mesmo indicou, e na verdade ainda não tenho visto, irei tirá-lo e queria saber se da tempo de tirar passaporte e visto americano (turista). Desde já agradeço sua atenção. Abraço.

    Responder

    1. Olá, Gustavo! Obrigada!! 😀
      Então, eu fiz o visto sozinha e na época levou uns 20 dias o processo todo, mas sei que hoje é bem mais demorado. Aliás, vi ontem que a emissão está paralisada no mundo todo…rs
      Sobre moradia, o processo é um pouco mais complexo, mas vi que você já se cadastrou para ver os vídeos de Intercâmbio, então no 4º vídeo vai entender melhor…rs
      Sobre CNH, a sua do Brasil vai valer por 6 meses na California! 😉
      Sobre o tempo, se o consulado voltar a emitir ainda este mês dá tempo de fazer visto e passaporte e embarcar no começo de setembro sim! Já providencie o passaporte e assim que liberar o visto, você já estará adiantado! 😉
      See ya!

      Responder
  16. Bruna

    Olá Fernanda. Gostaria de saber se teve um motivo especial para você escolher a Califórnia como destino. E se é possível usar suas dicas e economizar em outros estados dos EUA, sendo assim quais recomendações você daria? Tem algum lugar em especial que você acha que daria mais certo? ? Continue com seu trabalho, ajuda muito as pessoas. Beijos.

    Responder

    1. Olá, Bruna! Tem vários motivos para escolher a California, na verdade…rs
      1. É onde este programa fucniona melhor: melhor qualidade de ensino.
      2. Estado do sonho americano, de melhores oportunidades, segundo eles mesmos.
      3. Terra do cinema, das grandes artes, pioneira em tecnologia, mas tendo todo o ar fashion e compras de NYC e a magia dos parques de diversões da Flórida. Está há 4,5 horas de Las Vegas, a capital mundial do entretenimento.
      4. Possibilidades de conhecer pessoas do mundo todo, suas culturas e até aprender mais de outros idiomas, pois a Califórnia tem um pedacinho do mundo todo dentro dela.
      5. Por fim, não permitir que o seu ouvido acostume com o inglês regional, pois lá temos pessoas do mundo todo falando em inglês. Então precisará entender o latino, o europeu, o oriental, canadense e o americano. Isso ajuda a aprender inglês independente de regionalismo…

      e bom, não conheço outro lugar que possa te garantir que esse método dê certo. O que eu sei que dá, pois fiz o curso é na Califórnia! 😉
      Obrigada! 😉

      See ya

      Responder
  17. Jéssica Chiarelli

    Oi Fe, boa tarde.

    Estou com um mega impasse financeiro principalmente para concretizar meu intercâmbio.

    Esse seu e-book só vende pela internet, ou consigo achar em alguma livraria?

    Obrigada!
    Beijos.

    Responder

  18. Olá, estava olhando o blog e gostei muito. Minha intenção não seria exatamente LA, estava pensando em San Diego. Essas mesmas escolas que você fala no video, tem em outras cidades, como San Diego? Você aconselharia ir pra San Diego ou indicaria mesmo LA? Muito obrigado!!

    Responder
  19. Giovanna Miller

    Olá gostaria de saber qual e a escola que você fez lá em los angeles

    Responder

    1. Olá, Giovanna!
      A escola que eu fiz não oferece mais o curso de inglês, hoje é focada apenas no ensino médio (high School regular).
      Mas existem muitas outras pela Califórnia e dependendo da cidade onde você escolher morar, encontra-se a escola mais próxima. No Passo a Passo: Intercâmbio na Califórnia eu já disponibilizo uma lista com 12 escolas e seus endereços, embora seja possível encontrar outras caso o orientando escolha alguma outra cidade.
      Para conhecer o Passo a Passo, onde eu oriento e dou dicas para todo o planejamento desse intercâmbio Econômico na Califórnia, desde vistos e passaporte, até moradia, passagens, escolas, alimentação, enfim, é bem completo mesmo e você pode conferir NESTE LINK.
      See ya,
      Fê Rabaglio

      Responder

  20. Olá, Natasha!
    Que bom que gostou!!! :)
    Hummm, neste caso é melhor fazer um curso intensivo em escola paga. O que você pode fazer para focar ainda mais nos estudos e ter esta imersão é fazer os dois: escola paga num horário e escola gratuita no outro, afinal, não terá um custo adicional e ainda vai aprender muito mais.

    mas, se a ideia for economizar, você não necessariamente precisa de uma agência de intercâmbio, mesmo que para fazer escola paga, ok?
    See ya!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>