Tipos de Dólar e Como Ter Desconto na Compra

Tempo de leitura: 7 minutos

Olá, Pessoal! Neste post o assunto é combustível para todas as viagens para a Califórnia: o DÓLAR! É comum receber mensagens de leitores confusos na compra de dólar, por não entender a diferença entre os tipos de dólar, não encontrar agências que vendam o dólar pelo preço que viram no Jornal Nacional, sem saber se gastam no cartão de créditos ou compram dinheiro em papel, enfim, toda essa burocracia e confusão criada pela diferença de tipos de dólar. Então vamos explicar como funciona o mercado de câmbio e porquê há tantos tipos de dólar?

TIPOS DE DÓLAR:

DÓLAR COMERCIAL

De modo geral, podemos dizer que há 3 tipos de dólares que circulam no Brasil, embora a moeda em si seja uma só, porém ela é comercializada para 3 finalidades diferentes e por tanto com preços diferentes também.

O dólar comercial é um dos tipos de dólar e tem foco nas transações comerciais, usado por empresas multinacionais para negociações de importação e exportação e por transações do governo. Ou seja, não é um tipo de cotação de dólar que interessa para nós, turistas, infelizmente, pois costuma ser mais barata!rs

DÓLAR TURISMO

Dentro das 3 opções de tipos de dólar que temos no Brasil, essa é utilizada por pessoas comuns, como eu e você!rs

O dólar turismo é a cotação de dólar utilizada para viagens ou compras feitas no cartão de créditos, por exemplo, em moeda estrangeira. Assim, quando procuramos pela cotação da moeda em sites e no Banco, a cotação que nos interessa para compra de dólar e índice que será cobrado no cartão de créditos é o Dólar Turismo.

DÓLAR PARALELO

Essa é a opção entre os tipos de dólar que não devemos tomar conhecimento, é a cotação de dólar usada para transações que não devem passar pelo conhecimento do Banco Central do Brasil, oi seja, usado em transações comerciais consideradas ILEGAIS!

DIFERENÇA NO CÂMBIO

E como se não gastasse a diferença entre os tipos de dólar, há também no câmbio. E porque há tanta diferença entre o valor dólar que vemos na cotação e o vendido em casas de câmbio, bancos, cobrado por agências de turismo, cias aéreas etc? Já parou para pensar nisso?

Bom, no Brasil a taxa de câmbio entre os tipos de dólar é flexível, ou seja, ela permite que o dólar seja negociado livremente entre quem compra e quem vende. Assim, o Banco Central divulga uma média das taxas praticadas nas transações feitas pelas instituições autorizadas a negociar os tipos de dólar, como bancos, corretoras, agências de câmbio e de turismo, mas isso não significa que quando vemos lá no UOL Cotações que o dólar está custando R$3,50, que vamos pagar exatamente isso no balcão, entende?

Aliás, é exatamente por isso que há diferença entre uma corretora e outra e por isso também que há diferença entre dinheiro em papel moeda e dinheiro creditado no cartão pré-pago, o travel Money.

DICA PRECIOSA:

Quando compramos dólares, podemos escolher entre papel moeda, (quando pegamos as notas de dólares) ou crédito num travel Money, que funciona como um cartão de créditos, mas que você deposita o valor nele antes de gastar, fazendo o processo inverso de um cartão de créditos tradicional, onde você primeiro gasta para depois pagar a fatura.

Normalmente há uma diferença entre a cotação do dólar em papel moeda e o travel Money que costuma ser mais barato, devido a economia que a agência de câmbio terá com logística desse papel e segurança deles até chegar em suas mãos.

Poré, é importante que você njão se leve pela FALSA IMPRESSÃO de que comprar o papel moeda seja mais caro do que depositar dinehrio num travel Money, devido a diferença da cotação! Isso porque além da diferença da cotação é preciso que se calcule a diferença do imposto cobrado sobre cada tipo de transação, veja:

  • PAPEL MOEDA: 1,1% de IOF
  • TRAVEL MONEY: 6,38% de IOF
  • Logo, o papel moeda custa 5,28% a menos para você só de IOF, o que faz com que aqueles 5 ou 10 centavos cobrados a menos no Travel Money deixem de ser relevantes.

COMPRAR DINHEIRO OU USAR CARTÃO?

Uma das grandes dúvidas das pessoas é sobre o que é melhor: usar dinheiro em papel ou cartão. E aqui vão as características de cada um:

PAPEL MOEDA:

  • É o mais barato de todos, por ter a menor taxa de IOF.
  • Não reserva surpresas de fatura no final da viagem
  • Te permite comprar qualquer coisa, ainda que haja lugares que não passem cartão.
  • Mais fácil de renegociar e vender, caso sobre dinheiro de uma viagem e não pretende viajar novamente.
  • Não tem segurança em caso de roubos ou perdas.

CARTÃO DE CRÉDITO:

  • Maior segurança contra assalto e perdas.
  • Seguro para compras roubadas e de garantia de preços para alguns cartões.
  • Maior controle de gastos pelo Internet Banking.
  • Junta milhas aéreas.
  • Surpresa no fechamento da fatura, devido ao fato de não sabermos qual será a cotação no dia do fechamento desta.
  • Maior taxa de IOF do que papel moeda.
  • Limite de gastos estipulado pelo banco e não por você.

CARTÃO TRAVEL MONEY:

  • Maior segurança contra assalto e perdas.
  • Você sabe qual será a cotação utilizada em seus gastos, assim como no Papel moda, com a segurança do cartão de créditos.
  • Maior taxa de IOF do que papel moeda.
  • Permite reabastecer o cartão no meio da viagem, caso precise de um saldo maior.

ONDE COMPRAR DÓLAR COM DESCONTO?

Há diversas empresas que trabalham com a venda de dólares, inclusive o banco com o qual você trabalhar. Porém é preciso ver qual destas empresas:

  1. Vai te oferecer o melhor preço de cotação.
  2. Qual delas você pode mais confiar, tanto na venda como em termos de entrega ou localização para sua ida até lá.
  3. Se há alguma que te ofereça algum benefício na compra.

Por exemplo, eu compro com a COTAÇÃO, que é uma das mais antigas e respeitadas agências de câmbio do país, porque:

  1. Entregam o dinheiro a domicílio.
  2. Costuma ter sempre bom preço.
  3. Dá desconto para mim e para os leitores do Vou Pra Califórnia, sempre que nos identificamos como sendo do Blog.
  4. Está localizada em pontos estratégicos como Shopping e nos Aeroportos, locais mais seguros para comprarmos do que agências de rua, por exemplo.
  5. E pode nos oferecer milhas aéreas do Smiles, da GOL, nas compras! 😉

Ou seja, tem MUITAS vantagens para comprarmos dólares com a COTAÇÃO, certo?

Tipos de dólar com desconto na CotaçãoVocê pode fazer a sua cotação de dólar ou qualquer outra moeda estrangeira online e COM DESCONTO CLICANDO AQUI ou ligando para (11) 4002-1010 (opção 08), mas não se esqueça de sempre dizer que você é leitor do Blog Vou Pra Califórnia, caso contrário você não receberá o desconto, ok?

Ah, e já que o foco aqui foi explicar sobre os tipos de dólar, já falei mais sobre essa parceria NESTE POST aqui do Blog, então você entender melhor como funciona e como economizar na compra de dólar com a COTAÇÃO.

Dúvidas sobre os tipos de dólar ou como comprar d´lar barato com a Cotação? Comente abaixo!

See ya,

Fê Rabaglio

Sobre FêRabaglio

Designer gráfico, autora do Blog Vou Pra California e Guia Para Orlando, apaixonada por Las Vegas, California e Orlando, minha história com este universo começou logo após o término na universidade, quando decidi passar um tempo na California fazendo Intercâmbio! Queria conhecer a terra do cinema e das palmeiras, estudar inglês, mas de uma forma mais econômica do que os tradicionais intercâmbios. Foi aí que minha jornada começou, que me apaixonei por este tema e logo dei início ao Blog que hoje ajuda tantas pessoas a encontrarem suas trilhas com destino na California!

2 Comentários

  1. Anônimo

    Obrigado pelas dicas na compra de dólar esse esta sendo meu foco para levar minha neta na viagem dos sonhos dela

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>